segunda-feira, 9 de março de 2009

Quem tem medo da excomunhão?


Então lá vamos nós para um assunto delicado. Talvez, católicos mais fervorosos passem a me odiar depois desse tópico. Mas é a minha opinião. Ninguém é obrigado a concordar comigo, mas respeitar sim.

Hoje eu estava lendo uma matéria que o Vaticano e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apoiam a excomunhão dos envolvidos em aborto de menina de 9 anos. Daí eu fiquei pensando, como são as coisas...

Uma criança de 9 anos foi violentada pelo padastro, que confessou que violentava a irmã também, ficou grávida de gêmeos, correndo risco de vida, até porque gravidez na adolescência é muito arriscado, imagem numa menina de 9 anos e foi feito um aborto para salvar a vida dessa menina, mas a Igreja Católica foi contra punindo os membros envolvidos com a excomunhão.

Daí eu me pergunto, que valor tem a excomunhão?

"Católico praticante, um médico da equipe que fez o aborto disse que não se importa com a excomunhão. Quem é excomungado fica proibido de receber os sacramentos da Igreja, como comunhão, crisma, casamento e batismo."
Mas vale a fé em Deus.

Outra questão polêmica é o perdão ao pedófilo. Sim, acredito que todo aquele que se arrepende de coração deve ser perdoado por Deus, mas nesse caso, o "castigo da excomunhão" foi para os médicos, familiares e não para o padastro.

“Ele cometeu um crime enorme, mas não está incluído na excomunhão porque existem muitos outros pecados graves. Esse padrastro, é claro, cometeu um pecado gravíssimo. Mas mais grave do que isso é o aborto, eliminar uma vida inocente”, completou o arcebispo de Olinda e Recife.

Pimenta nós olhos dos outros é refresco. Queria ver se fosse com uma irmã, uma sobrinha, uma pessoa muito próxima desses padres se eles iram se comportar do mesmo jeito. É óbvio que publicamente eles iriam dizer que sim, mas lá no seu íntimo, onde ninguém consegue mentir pra si mesmo.... estariam eles falando a verdade? Vai saber.


Não sou contra a Igreja Católica, não quero ir contra dogmas católicos, mas enquanto cidadã brasileira, tenho a minha opinião e o direito de não concordar com a postura tomada e sustentada pela Igreja.


Só para encerrar o assunto. O Islam fala sobre o aborto.
A seguir trechos sobre o assunto.

"Para o Islamismo, o ser gerado passa por diferentes estágios, até tomar a forma humana, momento em que se dá a "animação do ser", isto é, em que ele recebe sua alma. Isso ocorre no fim do quarto mês de gestação."

"Os juristas Muçulmanos concordam unanimemente que depois que o feto está completamente formado e recebeu uma alma, é ilícito abortá-lo."

"Se houver um aborto antes do quarto mês, os envolvidos deverão pagar uma indenização equivalente ao preço de cinco camelos; se o aborto ocorrer após os quatro mês, quando o feto já foi animado, a indenização poderá chegar até 100 camelos e é considerado assassinato."

"Entretanto, existe uma situação de exceção. Se, dizem os juristas, após a criança estar inteiramente formada, ficar constatado sem margem de dúvida que a continuação da gravidez resultará inevitavelmente na morte da mãe, então, e de acordo com o princípio geral da Chari' a (Lei Islâmica), o de escolher o menor entre os dois males, o aborto pode ser realizado. "
.....................................................................
Fontes de pesquisa:
-->http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1032669-10406,00-VATICANO+APOIA+EXCOMUNHAO+DE+ENVOLVIDOS+EM+ABORTO+DE+MENINA+DE+ANOS.html

--> http://www.geocities.com/mohamadbr/fatwa18.htm

--> http://www.feal.com.br/colunistas.php?art_id=2&col_id=9

13 comentários:

Bela disse...

Bom eu nao levaria a séiro se fosse excomungada... na verdade noa me importaria nao num caso desses... afinal ela so tinha 9 anos.. e o cara o padrasto saiu numa boa nessa... agora me diz e a cabeça da menina?? num vai ser a msm... ela jamais será umas criança de 9 anos normal...sempre terá receio de algo... infelizmente muitos cristãos não veem por esse lado....

Iseedeadpeople disse...

Lamentável esse episódio! Me senti na India com sua religião retrógrada (hinduísmo)! A igrja pune a VÍTIMA (criança) e absolve o FDP DO CULPADO (padrasto), como pode isso^?É demais p minha cabeça!

Também, grandes merdas a excomunhão! Não sou batizada nem crismada nem nada disso e não me faz falta alguma. Eu mandava esse bispo tomar no c*.

(muito sábio o Islam nesse quesito, by the way!)

Carol disse...

eu discordo de vc
so digo isso, eh um tema complicado, eh melhor nem me meter

Mariachiquinha disse...

Não sou a favor do aborto, salvo casos de previstos em lei,mas a questão é porque os médicos foram excomungados e o pedófilo não?

A própria Igreja Católica perde quando diz que os médicos merecem o castigo da excomunhão pelo fato deles terem salvo a vida de uma menina de 9 anos grávida de gêmeos de um monstro e o padrasto não. Isso descredibiliza o verdadeiro sentido da comunhão.

Quem salva é Deus, com ou sem excomunhão.

Gosto de temas polêmicos.

Iseedeadpeople disse...

O fato de eu ser contra o aborto NÃO me dá o direito de querer que todos pensem o mesmo! É um direito da mulher!

Fico revoltada com a hipocrisia principalmente dos HOMENS. Vários enchem a boca pra condenar o aborto, mas na primeira oportunidade, qdo suas amantes ou filhas estão grávidas, eles não hesitam em manda-las abortar!
O falso moralismo é o mais revoltante de tudo!

George disse...

Aiaiaiaiai Sheila Quebra Barraco.

Bem, como diria Jack, vamos por partes... Ideologicamente soy contra o aborto. Mas qual a alternativa? Deixar a menor morrer? Pra "salvar" a vida de dois gêmeos que não se formaram ainda, estão passíveis de inúmeras malformações, inclusive aborto espontâneo nesta idade, e com risco de vida para uma menina que foi violentada, optaria-se por manter a gestação até o final? Teólogos que me perdoem, mas me coloco do lado dos médicos neste caso.

Excomunhão? Eu nunca pratiquei aborto. Inclusive, nem quando minha ex namorada apareceu (convenientemente) grávida. Ela acabou por ter um abortamento espontâneo. Sério. E por mais que fosse UMA MERDA sustentar uma criança longe dos pais, eu queria o bebê.

Mas chega sobre mim. No caso em questão, a lei do "menor dos dois males" se aplica com propriedade.

Quanto à atidute do bispo, podia até falar "vá reclamar com o próprio", mas sinceramente?

Cada vez mais a Igreja Católica perde fiéis e relevância. O Brasil é a maior nação espírita do mundo. Os evangélicos estão, há tempos, ganhando força. Atitudes francamente impopulares como essa só alargam o abismo dos que ficam postulando em seus castelos construídos em nome de Deus e seus fiéis.

TL;DR: Alguém conhece um terreiro pra eu me converter à Umbanda?

ILKA disse...

oiiiii

Esse assunto é muito polemico

É difícil de fala sem ser criticado ou rebatido por alguém
Eu me considero católica e criei meus filhos dentro da doutrina católica eles foram batizados consagrado fizeram comunhão ,crisma , etc .. E para um católico é muito triste ser excomungado......... Mas eu penso que em qual quer religião temos de ter um bom. Censo e consciência de nossa escolha então, pensando a forma arbitraria que se deu o fato.. eu como mãe digo que não ia pensa duas vezes em salvar a vida de minha filha mesmo que isso eu fosse excomungada ...

Mas penso que ele excomungou por que a igreja é contra aborto e até usar camisinha .. ...... Isso ia de encontro tudo que ele prega e agora que ele já excomungou, ele não vai volta atrás de jeito nenhum.... Mesmo que no intimo saiba que era necessário o aborto


Penso que ele quisesse ele poderia ter excomungar o violentador junto e isso deu a em pressão que igreja protege um violado a condena quem escolheu salva uma vida que estudou para isso e fez um juramento e teve de fase uma escolha que certamente não é a primeira
Como ver é polemico...muito serão os pensamentos


Obs. minha mãe era católica, mas sempre me falou do trecho que você escreveu sem mencionar o islamismo claro... fiquei feliz em ler isso me fez lembra dela ( “ "Para o Islamismo, o ser gerado passa por diferentes estágios, até tomar a forma humana, momento em que se dá a "animação do ser", isto é, em que ele recebe sua alma. Isso ocorre no fim do quarto mês de gestação."” )



Beijo

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Bom, na minha opinião este caso é complicado e delicado demais e acredito que a igreja não deveria se meter nisso. Na verdade, nem o presidente. A justiça e os médicos devem decidir o melhor, neste caso.

Mas em alguns casos, acho que a igreja, seus mandamenos e seus representates devem sim intervir e mostrar que mesmo com o mundo permissivo como está, ainda existe ética, compaixão e valores. A moçada está precisando ter mendo de alguma coisa.

beijocas

ILKA disse...

eu li isso no blog DE TODU UM POUCO
penso que temtudo aver com seu tema


A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA

Miguezim de Princesa


I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

III
Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.

IV
Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.

V
O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.

VI
Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.

VII
É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.

VIII
Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.

IX
Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.

X
E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.

Mariachiquinha disse...

Obrigados a todos por comentarem.

Pois é...
"Mas em alguns casos, acho que a igreja, seus mandamenos e seus representates devem sim intervir e mostrar que mesmo com o mundo permissivo como está, ainda existe ética, compaixão e valores. A moçada está precisando ter mendo de alguma coisa."

--> Sim, concordo como você . É preciso mesmo. Estamos vivendo um tempo onde ninguém é de ninguém, tudo traumatiza todo mundo, tudo é normal...
Agora, essa atitude da Igreja não ajuda a fortalecer esses laços religiosos, não educa ou intimidam ninguém, apenas faz com que a pessoas vejam a Igreja Católica como algo ultrapassado, descredibilidade a instituição, e acaba por questionar comportamentos de próprios membros da igreja.


"Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão."

--> Não acredito que tenhamos como reverter a questão do sexo na adolescência. Cada vez mais é raro ver meninos e meninas de 16, 17 anos virgens. A nossa sociedade mudou, a mentalidade mudou.

Sejamos realistas. A posição da Igreja quanto ao uso de preservativo é o que menos importa atualmente, infelizmente. Muitos não estão respeitando a palavra de Deus, imaginem a posição da Igreja. Lamentável.

Ana disse...

Tu viu isso?!Que absurdo néh?!
Mas religião é algo delicado.
Sou radical quanto a isso, e a favor da pena de morte pra esse tipo de crime.
Sinceramente, não sei mais onde vamos parar.
Penso que tudo seria diferente, se a sociedade principalmente a Brasileira não desse tanto espaço aos jovens.
Penso que se no mercado de trabalho mesmo, as pessoas mais de idade se envolvessem mais, os jovens poderiam assimilar de uma forma melhor valores da vida.
Estão deixando jovens tomarem conta de uma sociedade.
E é isso que dá largar um país na mão de imcapazes .Gravidez precoce.
Porque nos países onde os jovens não são tão almejados as coisas não fluí dessa forma.
Como a Italia por exemplo, pois onde á velhice á experiência, e onde á experiência á sensatez.

Unknown disse...

Eu preciso muito que meu amor venha Para o Brazil como fazer Para conseguir trabalho pra ele

Unknown disse...

Meu amor e indiano ele trabalha em Kuwait de motorista de caminhão em outubro ele vai pra Índia e de lá ele quer muito vir trabalhar no Brasil por favor alguém pode me ajudar obrigada