sexta-feira, 1 de maio de 2009

Virgem Maria no Sagrado Alcorão

Maio é considerado o mês das mães, das noivas e de Maria, mãe de Jesus (Iça). Então achei interessante falar um pouco sobre como os muçulmanos concebem a Virgem Maria.


Virgem Maria no Islam


Maria, a Mãe de Jesus, detém uma posição muito especial no Islã, e Deus a proclama como a melhor mulher entre toda a humanidade, a quem Ele escolhe sobre todas as outras mulheres devido à sua religiosidade e devoção. Os mulçumanos prestam uma grande devoção à Virgem Maria, inclusive chamando-a de “Imaculada”.

De fato Ela foi uma mulher adequada a trazer um milagre como o de Jesus, que nasceu sem pai. Ela era conhecida por sua religiosidade e castidade, e se fosse diferente, ninguém teria acreditado em sua alegação de ter dado à luz enquanto mantinha seu estado de virgindade, uma crença e fato que o Islã considera verdadeiros.

Maria nasceu para Heli e sua esposa Hannah, que era uma mulher estéril e que desejava uma criança. Hannah prometeu a Deus que, se Ele a concedesse um filho, ela o consagraria a Seu serviço no Templo.

Deus respondeu à sua invocação, e ela concebeu uma criança. Quando ela deu à luz, ela se entristeceu, porque sua criança era uma menina e geralmente eram os meninos que prestavam serviço no Bait-ul-Maqdis.

“E quando deu à luz, ela disse, ‘Meu Senhor! Eu tive uma menina...e o menino não é igual à menina.”


Quando ela expressou sua tristeza, Deus a repreendeu dizendo:


“Deus sabe melhor o que ela deu à luz...” (Alcorão 3:36)


...porque Deus escolheu sua filha, Maria, para ser a mãe de um dos maiores milagres da criação: o nascimento virginal de Jesus, que Deus o exalte.

Ao contrário da crença cristã de que Maria era casada com José, o Islã mantém que ela não era noiva ou casada, e foi isso que causou a Ela tal angústia. Maria sabia que as pessoas chegariam à única conclusão lógica em relação à sua gravidez, de que tinha acontecido fora do casamento.

Embora muitos milagres tenham ocorrido na presença de Maria, tudo cessou após sua morte.

Dos 114 capítulos do Alcorão, Maria está entre as oito pessoas que têm um capítulo com o seu nome: o capítulo dezenove, “Mariam”, que é Maria em árabe. O terceiro capítulo no Alcorão tem o nome do pai dela, Imran (Heli). Os capítulos Mariam e Imran estão entre os capítulos mais bonitos no Alcorão. Além disso, Maria é a única mulher especificamente mencionada pelo nome no Alcorão. O Profeta Muhammad disse:

“As melhores mulheres do mundo são quatro: Maria a filha de Heli, Aasiyah a esposa do Faraó, Khadija bint Khuwaylid (a esposa do Profeta Muhammad), e Fátima, a filha de Muhammad, o Mensageiro de Deus.” (Al-Tirmidhi)


Apesar de todos esses méritos que mencionamos, Maria e seu filho Jesus foram somente humanos, e não tinham características que fossem além do campo da humanidade. Ambos foram seres criados e ambos ‘nasceram’ nesse mundo.

Texto lido:
Conceito islâmico de Maria, por M.Abdulsalam

7 comentários:

Carol disse...

Existem com certeza muitas similaridades

Mariachiquinha disse...

Muitas!!
Às vezes eu acho até, que os cristãos catolólicos estão mais próximos do islam, do que dos cristãos evangélicos mesmo.

Hexer disse...

Adorei!
Posso copiar, please?
bjocas

Hexer disse...

Ah...indiquei vc pra um selinho lá no blog.
bjs

Mariachiquinha disse...

Hexer, fique a vontade :)

Anônimo disse...

Muito obrigada por este esclarecimento! É sempre bom encontrar pontos em comum em que podemos partilhar sentimentos e crenças!
beijos!

Hexer disse...

Obrigada mais uma vez!
Copiei lá no meu outro blog.
Aliás tem um texto sobre idolatria que eu adoraria se você tivesse um tempinho pra comentar. Gosto e respeito muito suas opiniões.
segue o link
http://faithreligion.wordpress.com/2009/04/
beijos
Magda