segunda-feira, 8 de junho de 2009

Afinal, muçulmanos podem namorar ou não?

Para responder a pergunta título, primeiro entendamos o que seja o namoro:

"O 'namoro', como é praticado atualmente na maior parte do mundo-onde um rapaz e uma moça mantêm relações íntimas, passam o tempo juntos sem a presença de outros, "conhecem um ao outro" de uma forma mais aprofundada, antes de se decidirem se é a pessoa certa para casar - não existe entre os muçulmanos."

Para um muçulmano, um "namoro" deve ser um período em que as pessoas tem para se conhecerem, para descobrir sentimentos e afinidades, com um objetivo, escolher a pessoa para se casar e construir juntos uma família.

"A escolha do parceiro para casar é uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar na vida. Não pode ser feita precipitadamente nem ser deixada por conta do acaso ou dos hormônios. Deve ser uma decisão séria como qualquer outra decisão importante na vida, com orações, pesquisa cuidadosa e o envolvimento da família."

Quando um jovem decide casar-se, deve adotar os seguintes passos:

--> O jovem faz duaa para pedir que Deus o ajude a encontrar a pessoa certa.

--> A família informa-se, discute e sugere pretendentes. Eles se consultam para reduzir as perspectivas em potencial. Normalmente o pai ou a mãe se aproxima da outra família para sugerir um encontro.

--> A família pesquisa o futuro candidato, fala com amigos, família, líderes islâmicos, etc... para saber mais a respeito do caráter dele ou dela.

--> O casal concorda com um encontro acompanhado, em ambiente aberto. 'Omar narrou que o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) disse: "Ninguém deve se encontrar com uma mulher sozinho, a menos que ela esteja acompanhada por um parente (mahram)" (Bukhari/Muslim). O Profeta (que a paz esteja com ele) também disse: "Sempre que um homem estiver sozinho com uma mulher, Satanás (Shaytan) será a terceira pessoa entre eles." (Tirmizi)

--> O casal faz salat-il-istikhara (oração para orientação) para pedir a ajuda de Deus na tomada de decisão.

--> O casal concorda com o casamento. O Islam deu liberdade de escolha tanto para o homem como para a mulher, eles não podem ser forçados a casar se não o quiserem.

"O tipo de namoro aqui focalizado, ajuda a assegurar a força do casamento, baseando-se na sabedoria e orientação dos mais velhos da família nesta importante decisão da vida. O envolvimento da família na escolha do futuro cônjuge ajuda a garantir que a opção baseou-se não em conceitos românticos e sim numa avaliação cuidadosa e objetiva das afinidades do casal. Por esta razão, tais casamentos se mostram freqüentemente bem sucedidos."

Mas vamos combinar... quantos muçulmanos namoram por aí? Muuuuuuuuuuuuuuuuitos!! E eu também! :p

E os namoros virtuais, são permitidos? A cada dia que passa aumenta o número de namoros entre muçulmanos pela internet. Assim como qualquer outro tipo de "namoro", este deve se basear no respeito entre os envolvidos, pois mesmo não havendo contato físico, há muitas outras maneira de se cair em tentação online.
................
http://www.religiaodedeus.net/namoro_no_islam.html

8 comentários:

Rejane disse...

Cada país, a sua cultura. Boa ou ruim é ela uma das variáveis que influenciam nossas vidas.

Muitas pessoas (não todas, é claro) no Brasil perderam a noção do que é namoro, além de tantas outras coisas...
Acho que para esse tipo de pessoa é necessária uma escola onde se ensina
- como namorar e

incluso no pacote:

- como ser filho
- como ser pai e mãe
- como ser gente...

Eita país bagunçado esse nosso!!

disse...

eu namoro sim! rs
E sei lá, acho que não é errado conhecer a pessoa com quem vc decide dividir o resto da sua vida... e quanto mais vc conhecer melhor, afinal, melhor e mais acertada vai ser a escolha! :)

Ana, Anjogatos disse...

As vezes sinto um pouco de falta dos namoros de antigamente, do passear de mãos dadas, dos beijos furtivos,rs. Beijos

Ana disse...

Sabe, eu acho que nossa cultura muitas vezes confunde a forma de namorar de um mulcumano com casamento forcado..... pq essa eh a primeira coisa que vem na cabeca de um "ocidental" !!! hoje, mesmo nao sendo mulcumana, eu consigo entender melhor essa relacao, e ve-la com outros olhos. Meu namorado eh mulcumano, nossa relacao nunca teve caracteristicas como as que foram descritas no seu post, mas houve entre as irmas dele. Enfim, acho que alem de religioso, eh cultural tambem! Voce por exemplo, namora, isso quer dizer que vc encontrou meios de ter um namoro saudavel, e isso eh muito legal!!!!!
Bjocasss

Anônimo disse...

Não existe namoro no islam! Procure uma mesquita e se informe.

Anônimo disse...

Eu comecei a namorar um muçulmano e ele pede permissão para tudo, pois jamais quer ferir nossos sentimentos.
Fizemos "..." to preocupada.. será que perdi o valor nos conceitos dele?

Erica Mendes disse...

Diga a ele q se vc perdeu valor, que vc nao é um objeto e sim uma pessoa com sentimentos. Ame se e encontre uma pessoa boa como voce!

Unknown disse...

Como terminar um.relacionamento com uma mulçumana? Existe consequências para ela?