sexta-feira, 5 de junho de 2009

O que é namorar?

Eu havia dito em outro post, que falaria sobre o porquê dos muçulmanos não comemorarem o Dia dos Namorados. Então, este tema é muito complexo porque abrange três questões que merecem ser discutidas:

* Primeiro: O que é namorar?
* Segundo: Por que muçulmanos não devem /ou não podem namorar?
* Tereceiro: Por que os muçulmanos não comeram o Dia dos Namorados?



Primeiro vamos por tentar entender o que é namorar. Mas que fique bem calro, que a intensão não é dar definições, conceitos, ou qualquer coisa parecida para o que seja namorar, apenas falaremos um pouco sobre o tema.

Desde pequenininhos, em nossa sociedade, achamos bonitinhos e incentivamos as crianças a soltarem beijinhos, piscarem o olhinho para dizer que estão namorando a pessoa x ou y. Quantas crianças, ainda no "prezinho", já não têm um namoradinho ou uma namoradinha na sala de aula? E crescemos tendo "namoradinhos" (as) na escola, na rua, na praia, no condomínio, na igreja...

Mas de fato o que é namorar na infância? Eu sinceramente não sei mais. Eu poderia até dizer que o simple fato de nos enamoramos por algum amiguinho, trocar bilhetinhos, dançar nas festinhas da escola, ou simplesmente trocar olhares e sorrisos especiais. Pois bem, isso era assim na minha época. Hoje em dia, crianças de 7, 8 anos já trocam beijinhos. E alguns pais acham até "bonitinho".

Já entrando na adolescência, os namoros são quase sempre eternos. O amor é infinito, até que chegam as férias, a mudança de escola, ou de cidade, ou um novo colega que disperte um novo interesse e por aí vai. E cada época que passa, esse namorico pré-adolescente vai ficando cada vez mais aceitável em relação as meninas, haja vista troca de presentes nos dias dos namorados entre eles.

Quando chega a adolescência propriamente dita, aí vira uma mistura de namoro, com "ficar", com "beijar na boca pra ser feliz. Enquanto em alguns casos aquele primeiro (a) namorado(a) se torna para a vida toda, na grande maioria das vezes, parece que todo mundo quer namorar todo mundo. Hoje estão felizes num amor sem fim, amanhã brigam, arrumam outro e a fila anda...


"Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar
Já sei onde ir
Já sei onde ficar
Agora só me falta sair

Não tenho paciência pra televisão
Eu não sou audiência para a solidão
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo me quer bem
Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também"
(Já Sei Namorar - Tribalistas)



Acontece que atualmente, é justamente entre os 15, 16, 17 anos, que a maioria das meninas têm a sua primeira relação sexual com o seu namoradinho, que naquele momento é tudo para elas. Caso aquele namoro não vá muito longe, com certeza essa mesma menina terá relações com o próximo ou os próximos namorados. Com isso vem ao aumento de gravidez na adolescência, DST's...

Moralismo, prconceito, NÃO! Mas hoje em dia, em nossa sociedade, não há mais aquela preocupação das meninas em guardarem-se para quem te ama ao ponto de querer construir uma vida ao seu lado. Falta de informação não é. Fazem porque querem. Muitas chegam engravidar para forçar um casamento.

A mesma coisa acontece na vida adulta. Muitos namoros se tornam sérios e realmente chegam ao casamento, muitos ficam pelo caminho deixando suas marcas.

Mas afinal, o que é namorar? Há trilhões de definições e conceitos. Cada pessoa, cada grupo social tem a sua maneira de pensar sobre o tema.


"O namoro representa uma fase de conhecimento mútuo do casal, no qual se percebem as semelhanças e as diferenças que irão aproximar ou fazer com que eles terminem a relação.

Namorar é dialogar! O diálogo é mais do que uma conversa; é um encontro de almas em busca do conhecimento e do crescimento mútuo. Sem um bom diálogo não há um namoro feliz e bonito."

"Hoje em dia, confunde-se namoro com flerte, aventura e relacionamento sem compromisso. O chamado “ficar” parece ter chegado para ficar. É comum ouvir jovens dizendo: “Eu só fiquei com ele naquele dia; não foi nada sério”.Mas o namoro (namoro, mesmo!) é uma das etapas necessárias para um feliz casamento. É a fase do conhecimento, que precede o período de preparação, o noivado. Na palavra “namoro” está contido “amor”, evidenciando que não se trata de um período sem importância. O nAMORo verdadeiro é para pessoas que se amam, e não para aquelas que apenas têm uma atração passageira."

5 comentários:

Ana disse...

Ola,
eu acho que hoje acontece com o dia dos namorados como com outras datas comemorativas, onde o comercio e consumo falam mais alto. Acho que independente de religiao ou cultura, o importante eh a comemoracao ter um significado.
Bjocass

marinez disse...

Acho que namorar,pelo menos foi o que minha mae ensinou eh o conhecimento entre duas pessoas que pretendem noivar e futuramente casar e construir familia..mas hoje em dia nao sei mais o que eh..O que antes fazia depois de casados hoje se faz namorando..

Iseedeadpeople disse...

Ressucitei!!!

www.emformol.blogspot.com

Ana disse...

Oiiiiiiiiiii amiga!!!
Ti encontrei, hehehe
óh lembra o site de templates que ti prometi?
óh
http://btemplates.com

mas tá lindo seu blog, amanhã vou ver se consigo um templinho de ler os blogs, adoro tanto mas tá tão corrido que naum tenho tirado tempo.

Um beijo enooorme saudades de vc

Laura disse...

Olá, gostei do seu blog
Se puder da uma olhada no meu e me segue laurianasds.blogspot.com