sábado, 22 de novembro de 2008

Preparando o Natal

Parece que o mundo, ocidental pelo menos, já está se decorando para o Natal.
Eu acho lindo! As cidades ficam todas iluminadas, enfeitadas, muito verde, vermelho, muito dourado... Parece que o cheiro das coisas mudam nessa época do ano.

Quando eu era criança, achava lindo andar pelas ruas desejando FELIZ NATAL, pra todo mundo. Abrir a caixinha de correios e vê um cartão de Natal, nossa era uma enorme felicidade. Era muito legal trocar postar, eu mandava cartão para conhecidos do mundo inteiro. Eu fazia cartinha pra Papai Noel, embora desde cedo já soubesse que ele não existia, mas essa era a graça, fazer o bilhete e colocar debaixo da árvore de Natal.

Ah árvore de Natal..., meu pai fazia questão de armássemos a árvore, eu adorava. Enfeitava com bolas, lacinhos, bilhetes, muitas luzinhas pisca-pisca (era para que as pessoas lá na rua pudessem ver a árvore ), presentes que íamos comprando desde outubro para a família e alguns amigos. Nada caro, algumas bobaginhas mesmo, mas tinha um sentido muito especial. Era uma maneira de dizer... eu não me esqueci de você neste Natal. Pintávamos a casa inteira, montávamos o presépio, colocávamos enfeites na porta, na árvore no quintal....

Até hoje eu gosto desses costumes, e faço questão de mantê-los. Isso pode não ser o verdadeiro espírito natalino no sentido cristão da festa, mas com certeza faz parte da minha cultura, da minha história, das minhas memórias.

Nenhum comentário: