segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

1989

Ontem a noite, lá pelas tantas, já não tinha mais nada de interessante na tv, resolvi ouvir música do rádio. Uma coisa, aliás,que não fazia a muito tempo, justamente para fugir de certos tipos de música que não me agradam, mas são comercias e estão na moda. De repente começa tocar Bem que se quis", com a Marisa Monte. Assim com a Mel, eu também sou fã da Marisa, me deixei levar pela música, viajei no tempo, e voltei a 20 anos atrás. Como o tempo passou rápido!!

1989, foi um ano marcante. Enquanto o Brasil começava o ano se perguntando..."Quem matou Odete Roitman?", eu terminava o antigo 2ºGrau e ainda fazia o pré-vestibular. Naquela época era muito difícil entrar numa faculdade. Estudar é bom, mas beijar na boca é muito melhor,finalmente eu consegui meu primeiro namorado, no cursinho. Qualquer dias desses eu conto essa história, mais uma lendária pagação de mico.

Os jovens daquela época, acreditavam num país novo, livre, democrático... Eram idealistas, utópicos, socialistas, sonhadores..., tinham fortes interesses na política nacional e mundial. Foi em 1989, que os jovens de 16 anos puderam votar pela primeira vez, e nós votamos!

As pessoas apostavam tanto numa mudança, em algo novo, que foi justamente um jovem político que dizia ser "caçador de marajás", Fernando Collor, quem foi eleito o primeiro presidente da República em eleições diretas. E tinha nomes de peso competindo com ele como o Lula, Aureliano Chaves, Enéas, Brizola... Ainda me lembro do refrão da musiquinha de campanha do Brizola..."lá, lá, lá, lá Brizola". hehheehehe

E já que aquele era o momento de mudança, de coisas novas e jovens, entrava no ar o Domingão do Faustão, com uma linguagem irreverente que agradou o povão. Pra mim, o Faustão foi o verdadeiro "salvador" das tardes domingo. Difícil era aturar Silvio Santos do dia inteiro. Se bem que eu gostava do Show de Calouros.

Enquanto os pessoalzinho cantava com o Legião Urbana que era "preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", outros dançavam lambada ao som do "chorando e foi quem um dia só me fez chorar", do Kaoma. Eu nunca dancei lambada. Trauma! :(

Não sou do tipo saudosista, mas voltar no tempo às vezes faz bem. Olhar um pouco pra si, ver quem a gente foi, como a gente queria ser quando crescesse e no que somos hoje. O tempo voa, não para, não nos espera.

Não faço nem ideia de quem vai ler essa postagem, será que alguém se lembra dessas coisas também? Talvez nem tivesse nascido. O que será aconteceu com aqueles jovens, hoje com seus, 35, 36, 37,quase quarentões? E daqui pra frente? E nos próximos 20 anos? Vai saber.... ............................................................................................................................................................

1989
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1989 em outros calendários :
Calendário gregoriano
1989MCMLXXXIX
Ab urbe condita
2742
Calendário arménio
1438
Calendário chinês
4685 – 4686
Calendario hebraico
5749 – 5750
Calendários hindus- Vikram Samvat- Shaka Samvat- Kali Yuga
2044 – 20451911 – 19125090 – 5091
Calendário persa
1367 – 1368
Calendário islâmico
1410 – 1411


1 de Janeiro - A tragédia do Bateau Mouche, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Das 150 pessoas embarcadas, 55 morreram. Dentre eles a atriz Yara Amaral.
20 de Janeiro - George H. W. Bush toma posse como o 41º Presidente dos Estados Unidos da América.
5 de Fevereiro - Retirada da União Soviética no Afeganistão
14 de Maio - Carlos Saúl Menem obtém maioria absoluta dos votos nas eleições presidenciais da Argentina;
3-6 de Junho - Protestos estudantis na República Popular da China.
5 de Junho - Um misterioso estudante chinês pára na frente de diversos tanques de guerra até ser puxado.

25 de Agosto - Chegada da Voyager 2 a Neptuno

17 de Outubro - San Francisco é atingida por um terremoto de 7.1 na escala Richter.
9 de Novembro - Queda do Muro de Berlim.
9 de Novembro - A Igreja Universal do Reino de Deus compra a Rede Record por US$ 45 milhões

Nascimentos
23 de Julho - Daniel Radcliffe, ator inglês.

Falecimentos
7 de Janeiro - Hirohito, Imperador do Japão.
23 de Janeiro - Salvador Dali, pintor espanhol.

20 de Março - Dina Sfat, atriz brasileira.

3 de Junho - Aiatolá Khomeini, estadista e líder supremo iraniano.
11 de Julho - Laurence Olivier, cineasta.
20 de Julho - Lauro Corona, ator brasileiro.
2 de Agosto - Luiz Gonzaga, cantor e compositor brasileiro.

7 comentários:

Jules disse...

Eu era muuuito pequena pra lembrar de muita coisa, mas lembro que 89 foi o ano que meu irmão nasceu.
E fez a propaganda política pro Collor que a Brastemp (acho eu) patrocinava.
Eram só imagens de bebês e o hino do Brasil... falando sobre o futuro do país. Mas duvido que alguém lembre disso. :P

Mel disse...

Em 89 eu estava numa epoca muito legal,primeiro namorado de verdade,quase entrando pro colegial,as aulas de historia que eu amava pela professora que me fez virar petista e amar Suplicy e Lula,minhas melhores lembrancas sao Legiao Urbana que eu ate hoje adoro,treinar a semana toda passinhos com as amigas pra dancar Tecnotronic(é assim que se escreve?),alias dancar era minha grande paixao,em 89 ou 90 eu frequentei muitos o SBT e Record sempre nos programas infantis dancando ou dublando caloura afff,muito mico demais,otima epoca.

Iseedeadpeople disse...

Ahaaaa, eu dancei muita lambadaaaa!!! Aqui em Salvador a lambada bombavaaaa!!!

Agora só discordo qto ao Faustão... qdo ele tinha o Perdidos na Noite, na Bandeirantes e era bem undergrond, eu achava massa! Ele soltava palavrão, o programa era espontâneo! Depois foi pra Globo e virou essa merda!

Eu tava no colegial.. lembro bem dessas eleições pq tinha um trabalho de história em que cada turma ficava com um candidato. Tinha que pesquisar sobre ele, e fazer tipo um comicio, apresentar as propostas! O da nossa turma foi Brizola!

Lá lá lá Brizola Lá lá lá Brizola
O voto no Brizola só pode nos trazer
Um mundo bem melhor p se viver!!!

hahahahah e lembro das outras musiquinhas de campanha tbm.. alguem lembra dessa?

Bote fé no velhinho que o velhinho é demais
Bote fé no velhinho que ele sabe o que faz
Vai limpar o Brasil do Oiapoque ao Chuí
E acabar com a malandragem que tem por aí!!!

Mariachiquinha disse...

Jules eu me lembro de um comercial da Brastemp, mas era um que fala assim..."também não assim nenhuma brastemp", acho que esse já e da década de 90.

Quem era o velhinho? Seria Ulisses Guimaraes?
Eu lembro que tinha um do vale-transaporte, ele levou a campanha inteira dele dizendo que foi o criador do vale-transaporte, aí já viu né.... surgia de tudo para sacanear o homem.

Iseedeadpeople disse...

Isso! Era do Ulisses! Fiquei tão triste qdo ele morreu!

esse do vale-transporte não me lembro...

lembra dos nanicos? o saudoso Enéas... e tinha um tal de "Marronzinho" q aparecia com uma mordaça e o narrador dizendo: "se prepare, Marronzinho vai falar!!!" E nunca falou hahaha
Eu devo ser maluca. Adooooro assistir horário político hahahahaha, lembro de tudo q é jingle, lembro dos candidatos bizarros...

Gab's disse...

em 89 eu tava nascendo...

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Nossa, esse seu post ficou bem legal. Aquele tipo de retrospectiva boa de fazer. Dar um olhadinha no passado. Certas músicas parece que nos levam a um túnel do tempo.

Beijocas