quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Analfabeto e alcoólatra


Nem toda piada é engraçada, nem ninguém é obrigado a concordar comigo.
Ontem eu li um comentário e vi que algumas pessoas acharam engraçado, mas eu não.

"Hoje, refletindo sobre o efeito do nada sobre porra nenhuma, me dei conta de que este é o único país do mundo governado por um analfabeto, que assinou uma reforma ortográfica e um alcoólatra, que instituiu uma lei seca...."( autor anônimo )

Não sou antipática, nem do contra, apenas não achei graça. Poderia até ser engraçadinho se não fosse o fato de se tratar de dois problemas graves.
Primeiro, querer zombar do Lula dizendo que ele é analfabeto, é o mesmo ridicularizar milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de ir à escola. É o mesmo que limitar a capacidade intelectual dos analfabetos e querer reduzi-los à condição de incapazes.

Provavelmente o insensato que escreveu isso, nunca deve ter visto a alegria de um analfabeto quando aprende a escrever o próprio nome, ainda que de maneira que somente ele entenda. É como se a partir daquele momento ele se tornar-se alguém, respeitado, um cidadão. É humilhante, ter que sujar o polegar para ser identificado.

Triste também é acreditar que para ser um presidente da República, seja necessário ter curso de superior com mestrado e doutorado em uma universidade inglesa, por exemplo. Sim, porque, uma universidade brasileira talvez não seja suficientemente respeitada e de tal credibilidade.

Que educação é importantíssimo ninguém discute, mas que ela seja completa, não limitada aos diplomas de universidades. Que ela seja capaz de educar o homem como um todo, um ser social cidadão e capaz.

Uma coisa é certa, pelo menos os analfabetos não têm como ler uma piadinha tão sem graça como esta.

E sobre a reforma ortográfica, trata-se de um o acordo internacional que unifica o idioma nos oito países lusófonos, ou seja, falam a língua portuguesa, incluindo Portugal.

Segundo ponto, esse ainda mais dolorido. O imbecil que escreveu isso deve ter ser esquecido que o alcoolismo é uma doença e não uma questão de "safadeza" pessoal. Um alcoólatra é uma pessoa que está pedindo socorro por vias erradas. Ele não é um sem vergonha que gasta seu dinheiro e perde sua saúde por prazer.

Eu sou totalmente contra o uso de bebida, mas respeito quem goste e faz uso dela. Mas sei exatamente o que é ter um alcóolatra na família, no meu caso, alguns primos. Sei como é a dor de pais ou filhos de alcoólatras. Como é difícil para um doente ter que ser forte e resistir ao vício. Bem como é doloroso o tratamento contra o alcoolismo.

Fazer piadinha sobre a Lei Seca, é no mínimo uma estupidez. Quantas e quantas famílias perderam seus filhos vítimas de um acidente que poderia ser sido evitado, se não fosse o uso de álcool pelo motorista? Quantas crianças perderam pais, irmãos pela inconsequência desse trânsito "alcoolizado". Nem todas as pessoas vítimas de trânsito morrem, mas sofrem até hoje aos resultados do que poderia ter sido evitado, se o motorista - ou mesmo ciclistas, motociclista... - tivesse tido o bom senso de não beber antes de dirigir?

Não sei achar graça de qualquer coisa, nem rir pra agradar a ninguém. Procuro usar primeiro a razão, inteligência, o conhecimento, antes de rir de qualquer piadinha ridícula.

4 comentários:

Carol disse...

huahuaha eu achei o comentario engracado. foi assim uma comparacao interessante que eu nunca tinha pensado
mas realmente seu comentario tem fundamento, se fomos ver pelo lado pessoal pode sim magoar muita gente analfabeta, ou que nunca teve oportunidade na vida
abracos.

Iseedeadpeople disse...

A Lei Seca foi a melhor coisa que Lula fez!!! Aguardo agora com ansiedade a lei que proíbe as pessoas de fumarem em locais públicos!!!

Anônimo disse...

eu nao tinha pensado por esse lado....
mas recebi o email e achei interessante a coincidencia.... por isso postei lah...
nao queria ter irritado ninguem...
sorry mariachiquinha...
beijinhos...

Mariachiquinha disse...

Mas você não me irritou. Muito pelo contrário. Acho super válido poder ver as coisas por diferentes prismas.

Provavelmente o próprio autor devia estar no mínimo querendo zuar como presidente, e nem deve ter atentado para esse fato. Nem ele deve ter feito isso com má intensão.

Só comentei para que as pessoas mesmo para chamara a tenção de dois graves problemas.

Nada pessoal, nem com o autor nem com você, nem com ninguém.
Paz e amor sempre!