segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como surgiu o Dia dos Namorados?


Existem várias teorias que explicam o surgimento do Dia dos Namorados, dentre todas que eu li, gostei de uma, por isso estou postando.


A origem do Dia dos Namorados tem como versão mais conhecida a de que surgiu na Roma Antiga, no século III.

O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudius II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram mais eficientes ao combater.

Porém, o padre continuou a celebrar casamentos apesar da proibição, a ousadia custou-lhe a vida.

Mas antes de ser executado no dia 14 de fevereiro, ele se apaixonou pela filha cega do carcereiro e milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Ao escrever uma mensagem de adeus para ela, Valentim assinou o papel como "from your valentine" (do seu Valentim), uma expressão que é utilizada ainda hoje nos cartões nesta data.

Esta carta é considerada o primeiro "cartão" de dia dos namorados.Embora ninguém saiba a verdade, as histórias certamente enfatizam o santo como simpático, heróico e principalmente, romântico.

O padre Valentim foi morto na véspera dos Lupercais, assim chamados os festivais romanos que homenageavam o deus Pã da natureza e a deusa Juno da fertilidade, da luz, do parto, do casamento e da sabedoria.

Após quatorze séculos, os ingleses e os franceses passaram a comemorar o Dia de São Valentim como o Dia dos Namorados. Cem anos depois a data foi adotada pelos Estados Unidos como Valantine´s Day.

E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam este momento para deixar mensagens de amor na soleira da porta da pessoa amada.

No Brasil a história é diferente, tudo começou quando um publicitário, João Dória, trouxe a idéia do exterior e a apresentou para os comerciantes, pois Junho é considerado um mês de vendas baixas, a idéia foi aprovada e decidiram comemorar o Dia dos Namorados no dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Os italianos costumam fazer um grande banquete no dia 14 de Fevereiro.

Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces de seus pais.

E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".

No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Embora a data represente uma oportunidade para as mulheres declararem o seu amor, nos últimos anos o “giri choco” (chocolate de cortesia ou "obrigação") também se encontra presente na cesta de compra de grande parcela da população feminina. (No blog Lirio Japan, tem explicado essa data.)


Observação: Os muçulmanos não comemoram o Dia dos Namorados, mas isso é assunto para um outro post.

4 comentários:

Mel disse...

Estando aqui ate me esqueco do dia dos namorados no Brasil,bom mas mesmo que tivesse toda a propaganda e rebulicos que tem ai por aqui nessa data,ela passaria despercebida por meu "namorado",meu marido eh a pessoa mais desligada em datas do mundo,muito chato isso.
Bom dia dos namorados entao pra vc amigaaaaaaa,oque vcs fazem nesse dia?

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Eu sei que junho se tornou o mês do amor para mim!!
Adoro o dia dos namorados!!!

Ah, tenho uma amiga participando do concurso da boticário para grávidas, peço que entre em meu blog, acesse o link para ajudá-la a ganhar!!
beijos e um belo dia!

Hexer disse...

E viva o amor!!!

disse...

Oi, tudo bem?!? :D

Nem no Brasil, nem em Dubai (quem me dera!). Moro nos Estados Unidos :)


E adorei o post sobre o dia dos namorados, e prefiro mesmo essa explicaçao! rs

Beijos