domingo, 15 de janeiro de 2012

Sou povão, e daí?



Nunca vi tantas pessoas comentando sobre Michel Teló como agora. E nem sempre os comentários tem sido favoráveis. Ok, "ai seu eu te pego" pega mesmo!! Mas por quê tanta crítica? Simples, o que é povão pega e incomoda a quem se recusa a ser povão.

Quando eu era criança ouvia pessoas criticando a televisão. As pessoas que viam televisão eram tidas como acéfalas. No máximo a televisão servia para ser a amiga eletônica da dona de casa e o jornal noturno do chefe de família. Críticas e mais críticas não conseguiram fazer com que as pessoas diminuíssem o uso dela, muito pelo contrário, ela se tornou cada vez mais popular e consequentemente poderosa. Aí, para a elite admitir que também gosta da telinha e para se diferenciar do resto do povão, lançaram a chamadas TV por assinatura.

Depois veio a da internet para (quase) todos, através das redes sociais. Nossa como o orkut foi perseguido, afinal... quanta pobrice nos perfis e  nos álbuns. Lógico, a elite intelectual não quis ter orkut. Aí veio o facebook, alguns preferiram tê-lo, por ser novidade, diferente (aham) do orkut e o povão ainda não tinha acesso. Mas... logo o face foi invadido pelos pobres migrantes do orkut. Os intelctuais virarm o nariz.

E o Twitter? Bom, aí eu tenho que admitir que não é pra qualquer um. O twitter não é necessáriamente algo para anônimos. O bom dele é poder seguir algum famoso e retwittar, porque do que adianta você postar nele dizendo'"estou indo para praia" se você não tem ninguém para retwittar? L:egal é ler sobre o que as celebridades pensam, fazem. Zé Mané não dá desperta curiosidade.

Chegamos aos Blogs. Escrever é complicado. Quer queira quer não, para blogar você deve ter um mínimo de redação, para que seu texto tenha sentido e possa ser entendido. e detalhe, tem gente que escreve tópicos tão longos que te cansa. Muitos do povão não têm um blog, porque mal tiveram um bom estudo básico, daí se intimidam, se envergonham e se escondem. Quantas histórias legais poderiam estar aqui na blogosfera e nunca chegraemos a ler?

Então, porque tudo isso? Simples, só pra dizer que eu sou POVÃO! Gosto de tudo que o povo gosta. Gosto de Michel Teló, gosto de BBB, gosto facebook, sigo famosos no twitter... e daí? Qual é o problema?

Já havia comentado algo parecido no outro post, mas do que adiante você ler Umberto Eco e não ler Jorge Amado. Dançar Lady Gaga é ótimo; Gretchen é hiperbrega. Por que não podemos valorizar o que é nosso? Por que ter vergonha de ser povão? Será por causa da célebre frase: Toda unanimidade é burra (Nelson Rodrigues). Uma coisa é não ter opinião própria, outra é não ter personalidade, o que é uma grande difrença.

Tenho tanta personalidade quanto opinião. Sou povão e gosto disso.


3 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Mariachiquinha!
Sim, até no nome do seu blog vc é povão: "Mariachiquinha" é super menina, que anda de chinelo de dedo (e hoje vc sabe que chinelo de dedo é super fashion), que gosta de se divertir a valer (e olha que até os sistemáticos estão indo para terapias para conseguirem sorrir) e você gosta de gatos (que já foram odiados, simbolizados erroneamente)
Viu!?
Que mara! Ma-ra-vi-lha!

P.S.: Sobre redes sociais: só consigo administrar uma, como as pessoas conseguem ter mais de três? Devem virar a noite, não?

Mariachiquinha disse...

Menina, como vc sabe que eu ando de chinelo de dedo pela casa o dia inteiro???? :O rsrrsr

O orkut ta abandonadinho, mofando. O twitter só leio mesmo. Vou postar o quê pra quem ler???

O blog, eu estou tentando postar mais agora nas férias,agora o facebook... isso vicia, principalmente quando reune umas amigas a compartilhar as historias.. é ótimo.

stéfani disse...

Teu post é interessante.

Apesar de eu não gostar de coisas do gênero: BBB, Orkut, sertanejo, etc, porque não tem nada a ver comigo, penso que teu post faz refletir bastante no quesito ser você mesmo e ser menos alienado.

Acho ótimo a ideia de não nos "agarrarmos" ao facebook, porque está óbvio a quase todos que este caiu no gosto do povo. E mudanças já se pode ver, como o compartilhar de uma "imagem-frase" com palavras bem grandes pra chamar a atenção e o restante das palavras, nem se pode enxergar de tão pequenas.

Fazem isso na TV...

Temos que dividir o nosso tempo e aproveitar mais tantas coisas boas do mundo real que Deus nos deixou.

Salam