quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Indonésia cria lenços magnéticos "saudáveis"

JACARTA (Reuters Life!) - Uma empresária indonésia está costurando ímãs nos xales usados por algumas muçulmanas em uma tentativa de curar doenças como dor de cabeça e fadiga.

Herawati Widodo produz hijabs, ou xales, "saudáveis" em sua fábrica em Java e exporta o produto para a Malásia, Cingapura e Oriente Médio.

A ideia de Widodo surgiu após ler pesquisas que diziam que dispositivos magnéticos poderiam reduzir dores no corpo e aumentar a circulação sanguínea.

Embora não haja nenhuma evidência médica direta, os xales estão tendo grande procura, especialmente durante o mês sagrado do Ramadan quando os muçulmanos ficam mais atentos aos ritos islâmicos.

"Criamos este hijab magnético para o Ramadã no ano passado. Queríamos criar um lenço que não fosse apenas um acessório bonito, mas também uma opção saudável", disse Widodo à Reuters.

"Temos 21 modelos de lenços e produzimos mais de 2.000 peças por mês", disse. Em média, mais de 3.000 peças são vendidas durante o Ramadã, com alguns modelos já esgotados.

Os lenços custam entre 60.000 e 150.000 rupis (seis a 15 dólares), e alguns clientes os consideram benéficos.

"Sofro de enxaqueca e ela parou desde que comecei a usar", disse Ari Istiani, comprando seu quarto lenço magnético.

Um hijab, palavra em árabe para lenço, é uma peça única de pano presa em volta da cabeça, pescoço e peito, que é então dobrada ou presa para preservar a modéstia da mulher.

O lenço se tornou mais popular entre jovens mulheres na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo.

(Reportagem de Lenita Sulthani)

Um comentário:

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Olá!

Hoje meu blog comemora seu 1º ano de muitas alegrias, emoções e laços de amizades!
Agradeço à Deus e à você, pelo carinho, pelo respeito e por deixar meu blog mais alegre e florido!!

bjks